quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O açucar..uma reflexão!


  Você sabia que o açúcar é a primeira droga dada ás criança?E você:é do tipo que sabe que o açúcar faz mal,sem saber o porque?
  O açúcar é considerado uma droga por conter substâncias estimulantes que excitam aqueles que dele se alimentam;e por causar uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.Levando-o a necessidade de procurar esse tipo de alimento.

 O geral só acha que o açúcar engorda,dá carie ou simplesmente sabem que ele faz mal,contudo,sem saber porque.O açúcar além,é claro,de se combinar ao redor dos dentes junto a germes e atrais caries,ele também é responsável pela paralisia na imunidade natural e o favorecimento da proliferação de bactérias nocivas em nosso organismo,ele perturba o equilíbrio da flora intestinal,obesidade(geralmente causada por excesso¹ de açúcar acumulado no tecido adiposo(ou tecido gordo)e por serem sedentárias,não se exercitarem), entre outras conseqüências trazidas pelos doces.
  Contudo apesar de ter diversos males,o açúcar é necessário em nosso corpo,pois ele se forma em glicose e através da insulina entra em nossas células onde é utilizado como fonte de energia.
  Enfim,o açúcar deve ser utilizado com mais atenção pelos pais e pessoas que o consomem porque,como já vimos,ele apesar de bom e tentador não faz nada bem para  o nosso organismo!
  Então a minha dica para vocês em relação ao açúcar,é que peguem leve nos doces.Caso você sinta muita necessidade de come-los manere,ou o substitua por uma fruta como pêra,pêssego,banana,manga etc,elas também possuem açúcar,só que é claro,é um açúcar natural e que não engorda tanto e não é prejudial como o açúcar refinado ;)



¹ O excesso de glicose é armazenado em nossos músculos e fígados em forma de glicogênio.E quando a taxa de glicose/açúcar em nosso sangue cai,o glucagon produz a transformação do glicogênio em glicose,que é então lançado em nosso sangue!



                                             

Um comentário:

  1. eu sou muito viciada em doces, mas por ter um metabolismo acelerado é difícil chegar a obesidade. Porém, acabei de ver que não é apenas esse problema gerado pelo açúcar. Não sabia que uma pessoa podia ser internada por causa do açúcar ;s, nossa...
    parabens pelo texto :D

    ResponderExcluir